sábado, 19 de março de 2011

Os sereshumaninhos e seus desenhos.

Quando a criança já se sustenta na condição de poder sentar-se sozinha permanecendo equilibrada e percorrendo seus bracinhos em busca dos objetos que lhe interessa, ela já está apta a segurar um lápis de giz de cera grosso e traçar no papel sua arte.
As cores irão chamar a sua atenção e nesta fase apenas pontos onde são registrados pela batida do gizão no papel se farão percebidos. Parte daí o estímulo da criança em “desenhar.”
Daí para a canetinha hidrocor em contornos precisos vai uma longa caminhada de riscos, círculos, retas e formas desproporcionais e incríveis. Todo ser humano é artista, com sua arte própria. A criança começa a expressar seus sentimentos nos desenhos, pois expressar verbalmente é difícil ou porque ainda não domina a linguagem, ou porque é tímida ou mesmo tem medo por estar sofrendo algum tipo de coação.
Veja algumas fases e seus desenhos num pequeno exemplo.

·        Com 10 meses até uns dois anos a criança agarra o lápis em posição estaca e começa com batidas e vai evoluindo para riscos por isso é mais aconselhável o gizão de cera ou o pincel tipo estaca. Nesta fase ela não tem coordenação motora nem noção espacial;
·        Com dois anos até os três, muitos ainda pegam o lápis com a mão fechada, mas já têm um pouco de noção espacial não riscando fora do papel. Já querem escolher cores e outros tipos de lápis;
·        Com mais de três até os cinco anos, ainda não dominam o espaço, colorindo por fora da figura e desenhando figuras desproporcionais, mas já completas. A partir daí conforme a tendência da criança os desenhos já expressarão claramente seu humor, suas experiências e suas preferências.
           Arte feita na escola sobre a família idade da criança: 4 anos.
          É importante estar atentos aos desenhos delas, pois podemos identificar muitas coisas através deles. Ir as exposições da escola, observar atentamente os desenhos que a escola devolve semanalmente ou bimestralmente em suas cores, formas e traços. O desenho da criança é amplamente usado em técnicas terapêuticas para identificar e tratar traumas infantis. Através deles a criança se expressa, pede socorro, demonstra suas satisfações e temores.
Festa das mães. Observem a decoração. São desenhos e criações das crianças. Casa Escola Corujinha/Saquarema RJ.
          Além de ser uma ótima maneira de acompanhar o desenvolvimento motor e mental de nossas crianças. Guardem com carinho suas obras de artes, eles gostarão de apreciá-las no futuro e a escola que valoriza essa construção expondo em sala de aula, nos murais das escolas, nas festividades e até mesmo como decoração para as pastinhas e envelopes das crianças está didaticamente correta. Observem se os murais da escola de seu serhumaninho estão decorados, nas datas festivas, com a arte deles ou com figuras decorativas adquiridas por cartazes e outros recursos. Se ela usar esse último recurso, não está valorizando a construção de seus alunos, não é uma boa opção para eles. Muita paz e muito amor para vocês. Valéria Ribeiro.
Desenho feito no computador idade da criança: 5 anos.

Nenhum comentário: