sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

De mãos dadas se vai ao longe.




Olá! Gosto muito de falar sobre as minhas experiências, pois são ricas de exemplos na vivência educacional. Fui coordenadora por um tempo em escolas municipais e particulares e gostava de observar o relacionamento entre pais e filhos, principalmente os exemplos que os pais transmitiam aos seus sereshumaninhos de todas as idades. Fazia questão de estar atenta às reações dos pais nas reuniões, nas conversas particulares cujo assunto era estritamente escolar e nas festinhas da escola. Para mim, essa experiência era um laboratório para elaboração de projetos, estratégias e recursos para o direcionamento da proposta pedagógica na rotina da escola. Mesmo em minhas experiências como orientadora pedagógica e mesmo supervisora escolar usava esse recurso para elaborar minhas reuniões de orientação aos professores, pais e diretores de escolas.
Foi muito interessante para mim porque dessa experiência me eduquei no relacionamento educacional com minhas filhas, pois vivenciando comportamentos, tirava exemplos de o que deveria ou não seguir.
Não generalizo os comportamentos percebidos afirmando que as escolas públicas eram as que mais me demonstravam um relacionamento um tanto “desagradável” entre os pais para com seus filhos, porque nas escolas particulares e principalmente na escola em que fui proprietária e tinha um estreitamento maior com os pais, também observava tais comportamentos, portanto nada tem a ver com poder aquisitivo, apenas mudando um pouco o polimento externo demonstrado.
Desta experiência, pude constatar a deficiência amorosa que evidenciava em ambos os exemplos do simples “pegar nas mãos” da criança para conduzi-las, até xingamentos ofensivos que expunham os pequenos ao ridículo. Posso afirmar com categoria que eram mínimos os responsáveis verdadeiramente responsáveis pelos seus sereshumaninhos.
Muitas vezes presenciei pais (mãe ou pai), despejarem toda a sua revolta de uma vida não aceita sobre os pequenos. Presenciei muitos pequenos “arcados” pela “carga” pesada colocada em seus ombros. Desinteresses, desamor, ausência, abandono e principalmente maus tratos aos pequenos sereshumaninhos. É a doença dos séculos até agora.
O compromisso de proteger e conduzir novos seres no mundo ficou esquecido logo após o prazer que advém do ato que contribui para trazê-los ao mundo.
Percebi que um simples ato de segurar nas mãos dos pequenos já ajuda para que eles não se sintam abandonados e tristes ajudando-os a superar as outras formas de tratamento recebidas no decorrer da infância.
Ao tentarmos achar a fórmula para a recuperação do êxito escolar em todas as suas formas, da assimilação ao comportamento dos estudantes, antes precisamos ajudar os pais a se educarem resgatando esse “pegar nas mãos” de seus filhos e extirpando para sempre o fantasma de terem-se conduzidos sozinhos, pois muitos também foram vítimas do abandono, assim não sabendo como cuidar de seus sereshumaninhos.
Devemos pegar nas mãos dos pais e conduzi-los ao encontro das mãos de seus sereshumaninhos, mas isso não precisa ser somente responsabilidade das escolas e sim de todos que de alguma forma estão envolvidos com alguns desses pais que ainda não tiveram esse apoio, seja no templo, na vizinhança, na reunião do churrasco, na vivência da rua, do bairro ou no simples encontro no comércio.
Observar e aconselhar não são necessariamente intrometer-se na vida dos outros e sim contribuir para o bem geral. Na sutileza do “conselho” podemos exemplificar ensinando com histórias, lendas, fábulas ou até mesmo uma “fofoca” construtiva, onde os exemplos falam por sim, pois nunca devemos ficar alheios aos acontecimentos porque fazemos parte de um todo que é a humanidade inteira. Muita paz e amor para todos.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cuidado e carinho


Bom dia amigos!
Hoje quando fui levar minha filha no colégio,ela é adolescente, mas ainda acompanho ela à escola. Não digo isso como crítica a quem não o faz por não poder ou não querer, pois tenho essa oportunidade agora, mas não tive com a mais velha porque estava trabalhando na época. No caminho de volta observei um homem deixando um adolescente na escola e tive tempo de observar o beijo carinhoso que esse homem (pai, tio, padrinho, não sei) deu nele e também pude perceber o "vai com Deus" saindo de sua boca. Fiquei maravilhada já que sabemos e vemos tantas crianças, adolescentes e jovens abandonados de carinho espalhados por aí. Lembro-me de que quando tinha onze anos e minha mãe me levava para escola, embora morassemos perto, me sentia um pouco envergonhada, pois não observava outros pais acompanhando as outras crianças. Conversei isso com uma amiga que me falou: - Você é que é feliz, moro só com minha mãe e quase não a vejo. Ela trabalha muito e eu fico sozinha quase que o tempo todo, tendo que cuidar de mim mesma.
Isso nunca mais saiu da minha cabeça porque me envergonhei de reclamar de um privilégio por causa de uma "vegonha" boba. Queria ser igual a maioria de minhas colegas sem noção que na verdade  elas gostariam no fundo dessa atenção e carinho. Minha mãe era controladora e eu era muito presa. Sonhava com a liberdade sem perceber que mesmo equivocado essa atenção que minha mãe me dava era motivo de "cobiça" por muitas das minhas colegas.
Engraçado, não é? Mas precisamos rever as necessidades. Dar carinho, atenção e amor também pede equilíbrio. Não deve ser ofertado por cobranças geradas do egoísmo de nossa parte. Nossos sereshumaninhos sejam de que idade forem, precisam aprender a receber e dar equilibradamente. Mas o carinho, a atenção o desejo de que eles sejam protegidos por Luzes Divinas sejam de que crença forem é a mais pura demonstração de força de sentimento que nós responsáveis podemos ofertar. Cuidado e carinho, educação e amor. É disso que nossos sereshumaninhos precisam para crescerem sadios e responsáveis. Somos responsáveis por eles. Dosemos nossas vaidade e egoísmo que dedicamos a nós mesmos, pensando neles e em suas necessidades. Portanto, quando puderem, beijem, peguem na mão, conduzam, desejem boa sorte, parabenizem, fortaleçam seus sereshumaninhos. Eles querem, acreditem, as vezes se fazem de "duros" para não perderem a "pose", mas eles clamam por nós.
Assim amigos, cuidado e carinho nunca é demais! Beijos e muito amor. Valéria Ribeiro. 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Serhumaninho e carnaval


Bom dia! Hoje gostaria de conversar com vocês sobre o carnaval e nossos sereshumaninhos.
Quem não gosta de carnaval? A festa existe e não precisamos ignorá-la. Se criamos nossos filhos na realidade, então não devemos "esconder" a realidade deles. A festa é um fato, mas como nos comportamos nessa festa é que é a preocupação e é o que devemos observar e passar para nossos sereshumaninhos.
Eles veem televisão, ouvem os comentários e as escolas, muitas delas, fazem "bailinhos de carnaval", então não conseguiremos ficar alheios a isso, a não ser que nos recolhamos a um lugar distante e totalmente isolado da "confusão" e mesmo assim, acho que ainda nos depararemos com alguma serpentina.
Então o que precisamos fazer? É simples. Apenas precisamos ensinar e direcionar nossos sereshumaninhos para o melhor do carnaval e protegê-los das "coisas" ruins que ele nos trás. Como? Tendo bom senso e respeitando os limites que nossos sereshumaninhos nos alertam em toda a sua natureza. Ou seja, eles são frágeis, delicados e precisam de cuidados. Portanto, abafemos nossa vaidade e não abafemos nossos sereshumaninhos com aquelas fantasias calorentas, apertadas e algumas vezes ridículas que só satisfazem o nosso "ego equivovado". Vamos fantasiar nossos sereshumaninhos com fantasias leves, agradáveis de se ver e confortáveis. Cuidado com o sol. Fantasiar  nossos sereshumaninhos e sair por aí em horário desapropriado pode causar desidratação e queimaduras graves. Muito líquido e protetor solar. Proteger do som alto também e quando acompanhar blocos, ficar distante da batucada ou dos autofalantes que berram exageradamente. Não levar nossos sereshumaninhos para a rua fora do horário principalmente o noturno, pois eles precisam descansar e teem a sua rotina. "Respeitemos nossos sereshumaninhos agora para que eles nos respeitem amanhã." No mais, aproveitem o carnaval com leveza e sem exageros. Paz e muito amor. Valéria Ribeiro.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Apresentação

Oi gente!
Montei esse blog por ser um Ser Humano com muitos SeresHumaninhos para amar.
E sabemos que todos os sereshumaninhos precisam ser amados!
Contando um pouquinho da minha história...
Tenho dois seres humanos maravilhosos que são minhas duas filhas.
Marcela, inteligente e esforçada já adulta e mãe de um serhumaninho maravilhoso, meu netinho Edinho que tem 5 anos.
Alexia, uma adolescente simples, generosa e naturalmente resolvida.
Pensando em como contribuir e respeitando a importância da autoridade responsável de minha filha por seu filho, meu neto e também considerando a importância da experiência adquirida de toda avó sem querer ferir nem interferir na educação do meu serhumaninho, resolvi colaborar contribuindo com minhas experiências e minhas aprendizagens enquanto mãe, educadora e orientadora Pedagógica.
Assim, respeitando o livre arbítrio de minhas filhas em consultar ou não os meus conselhos e dicas, disponibilizo as minhas criações a elas e a todas as mamães, titias, dindinhas, vovós e responsáveis que amam seus sereshumaninhos.
Esperando poder ajudar na construção de um mundo melhor, desejo a todos paz e felicidade, paciência e amor e que possam nas páginas que se seguirem encontrar o que procuram.
Com carinho, Valéria Ribeiro.