sábado, 21 de maio de 2011

O que queremos para os nossos sereshumaninhos?









Bons momentos para todos!
Queridos amigos sempre nos angustiamos à respeito do futuro de nossos sereshumaninhos, queremos o melhor para eles, mas nem sempre o que achamos ser o melhor é o ideal para o caminho deles. Vivemos buscando opções, regras, alternativas. Muitas vezes nos frustramos diante das escolhas deles. Não posso oferecer melhor orientação, portanto presenteio a todos nós esse maravilhoso conselho para que possamos refletir a respeito de tão difícil tarefa.
Fiquem com Deus. Valéria Ribeiro.


JOVENS DIFÍCEIS


     Terás talvez contigo jovens difíceis para instalar convenientemente na vida.
     Inquestionavelmente é preciso apoiá-los quanto se nos faça possível. Capacitemo-nos, porém, de que ampará-los não será traçar-lhes a obrigação de copiar-nos os tipos de felicidade ou vivência.
     Claro que não nos compete o direito de abandoná-los a si próprios quando ainda inexperientes. Entretanto, isso não significa devamos destruir-lhes a vocação, furtando-lhes a autenticidade em que se lhes caracteriza a existência.
     Sonharemos para nossos filhos, no mundo, invejável destaque nas profissões liberais com primorosas titulações acadêmicas, mas é provável hajam renascido conosco para os serviços da gleba, aspirando a adquirir duros calos nas mãos a fim de se realizarem na elevação que demandam.
     De outras vezes idealizamos para eles a formação do lar em que nos premiem o anseio de possuir respeitáveis descendentes. No entanto, é possível estejam conosco para longas experiências em condições de celibato, carregando problemas e provas que lhes dizem respeito ao burilamento espiritual.
     Às vezes gritamos revoltados contra eles, exigindo nos adotem o modo de ser. Frequentemente, porém, se isso acontece, acabamos por perdê-los em mãos que lhes deslustram os sentimentos ou lhes estragam a vida, quando não os empurramos, inconscientemente, para a furna dos tóxicos ou para os despenhadeiros do desequilíbrio mental com que se matriculam nos manicômios.
     Compadece-te dos filhos que pareçam diferentes de ti.
     Aceita-os como são e auxilia a cada um deles na integração com o trabalho em que se façam dignos da vida que vieram viver.
     Ampara-os sem imposição e sem violência.
     Antes de te surgirem à frente dos filhos de teu amor, são filhos de Deus, cujo Amor Infinito vela em nós e por nós.
     Ainda mesmo quando evidenciem características inquietantes, abençoa-os e orienta-os, quanto possível, a fim de que se mantenham por esteio vivos de rendimento do bem no Bem Comum.
     E mesmo quando não te possam compartilhar do teto e se te afastem da companhia a pretexto de independência, abençoa-os mesmo assim, compreendendo que todos nós, desde que nos vinculamos à ordem e ao trabalho no dever que nos compete, sem prejudicar a ninguém, desfrutamos por Lei Divina o privilégio de descobrir qual é para nós o melhor caminho de agir e servir, viver e sobreviver.
            
Emmanuel/Chico Xavier
Fonte: Livro Na Era do Espírito - Ed. GEEM.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Adulto que agride. Denúncia nele!





Bons momentos para todos!
Olá amigos! Vamos conversar um pouquinho?
Hoje pela manhã vendo as notícias fiquei sabendo que é o dia Nacional contra a exploração e abuso sexual na infância e juventude que foi instituída em 2000. Ontem teve um evento no Municipal com artistas, apresentações de crianças e ONGS interessadas. Não soube nada disso e não sabia sinceramente que existia esse dia chave para despertar nossa atenção para o problema.
Uma data comemorativa estabelecida previamente tem seu papel de “despertamento” mobilizando as pessoas para pelo menos pensar a respeito. Acho válido. Apenas penso que todos os dias deveriam ser de “despertamento” para esses problemas sociais principalmente esse tão cruel e covarde. O mais engraçado que datas comemorativas com objetivos “consumistas” são chamadas com antecedências de se espantar chamando todo mundo para “as compras” e as datas comemorativas em benefícios às ações sociais são tímidas na mídia e muitas vezes só são comunicadas quando já passaram, mostrando aquele “eventozinho” já acontecido. Foi o caso dessa em questão. Enfim...
...maltratar, abusar, ameaçar, intimidar, descuidar, abandonar uma criança é a maior covardia que um adulto pode praticar. Vemos muitos abusos com animais inocentes, mas de uma forma ou de outra eles trazem seus instintos defensivos intrínsecos que os fazem reagir bravamente contra a crueldade infame.
Mas, o homem apesar de inteligente, racional e capaz, é o único animal que, enquanto na infância, não possui essa capacidade defensiva intrínseca.  Pode nos espantar essa afirmação, mas é a verdade. O ser humano não tem defesa nenhuma quanto ao abandono e aos maus tratos na infância, pois apesar de sua “bagagem reencarnatória” (para quem acredita é claro) sua mente nebulosa na memória e seu corpo material desprovido de força e mobilidade, lhe “intimida” quanto às reações dando votos imensuráveis de confiança aos seus “cuidadores”. E essa é a maior covardia que se tem diante dos olhos; o abuso dessa confiança “cega” que a infância trás e demonstra aos seus algozes. Como abusar de quem não se defende? Não se sustenta? Não sabe o que fazer? Está ali a mercê daqueles adultos, não conhece mais nenhum caminho a não ser “o rumo da rua” enchendo os sinais, calçadas com seus abandonos e dando de presente seus futuros para os traficantes da vida. Sabemos que muitas vezes há uma reação em cadeia que envolve esses agressores “foram agredidos então agridem”, mas isso não pode ser justificativa, pois ao longo de sua vida em amadurecimento pode haver oportunidade para o raciocínio a respeito do fato e o despertamento do “Não quero para o outro o que não gostei para mim” é preciso por fim nessa roda cruel através da educação eficiente e eficaz no resgate destas crianças e dos adultos envolvidos ou não com o problema. As datas comemorativas educativas, sociais e de despertamento de conduta, precisam urgentemente de uma divulgação mais “agressiva” para que sua atenção seja vista ouvida e aprendida por todos.
Nós precisamos denunciar! Mesmo que anonimamente quando observamos esses abusos. As instituições escolares precisam estar atentas para o comportamento das crianças que mesmo amedrontadas dão demonstrações de que isso está acontecendo, pois modificam seus comportamentos demonstrando timidez, queda de rendimento, agressividade com os colegas, falta de apetite, sensibilidade etc. Existe um número de telefone 100 que se pode denunciar anonimamente. Precisamos ajudar as crianças, defende-las desses adultos equivocados e perdidos.
Muitas mães fecham os olhos para esse problema para não perder o parceiro, mas que “parceiro” é esse que abusa de um ente querido de sua companheira? Muitas mães confiam nos pais de suas filhas e quando separados confiam cegamente em deixa-las com eles nas tradicionais visitas. Precisamos ter cuidado (não exagerado), mas cuidadoso com nossas crianças.
Mobilização total contra esses abusos. Vamos usar o faceboock, Orkut, twitter e todos os meios possíveis para distribuir essa conscientização. Não só a favor dessa campanha, mas por todas as outras.
O que você já está fazendo?  
Paz e muito amor para vocês. Valéria Ribeiro. 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Educação

Bons momentos para todos!
Queridos, nem preciso falar nada. Educação é a resposta. É a solução. É o acordar para a vida plena, saudável e justa. Fiquem com Deus. Valéria Ribeiro.






Educa o terreno e terás o pão farto.
Educa a árvore e receberás a bênção da fartura.
Educa o minério e obterás a utilidade de alto preço.
Educa a argila e plasmarás o vaso nobre.
Educa a inteligência e atingirás a sabedoria.
Educa as mãos e acentuarás a competência.
Educa a palavra e colherás simpatia e cooperação.
Educa o pensamento e conquistarás a ti mesmo.
Sem o alfabeto anoitece o espírito.
Sem o livro falece a cultura.
Sem o mérito da lição a vida seria animalidade.
Sem a experiência e a abnegação dos que ensinam, o homem não romperiam as faixas da infância.
Em toda parte, vemos a ação da Providência Divina, no aprimoramento da Alma Humana.
Aqui é o amor que edifica. Além, é o trabalho que aperfeiçoa.
Meus amigos, a Terra é a nossa escola milenária e sublime.
Jesus é o Nosso Divino Mestre.
O espiritismo sobretudo, é a obra de educação.
Façamos da educação com o Cristo, o culto de nossa vida, para que a nossa vida possa educar-se e educar como o Senhor, hoje e sempre.
Emmanuel/Chico Xavier Livro Luz Bendita.