segunda-feira, 28 de março de 2011

Por que facilitamos para a bandidagem?



Olá pessoal!
          Estava eu um dia levando minha filha para a escola de carro e parei atrás de um carro que tinha um daqueles adesivos que mostra graciosamente o carinho que o possível motorista tem pela família. Achei até interessante e comentei com minha filha que hoje você vê muitos carros com esse adesivo, parece até febre. É um adesivo mostrando as figuras em forma de desenhos identificando e expondo aquela família. Uns com; mãe, pai um filho, cachorro, outro com pai e três filhos e um gato, outro com somente a mãe e um filho e etc.
          É interessante e sabemos que muito além de se evidenciar a valorização da família propriamente dita, a exposição é mais para estar “antenado” com a moda. Atitudes e decisões muito perigosas, pois apesar da boa intenção toda a família entra num estado de risco, porque suas vidas são totalmente expostas.
          Não fica nada difícil um marginal simplesmente seguir aquele carro e facilmente tomar uma visão geral daquela família. Principalmente das mães que se identificam satisfeitas através de uma bonequinha sozinhas com seus sereshumaninhos.
          Envolvemo-nos nesse ritual moderno de seguidores de moda inconsequentemente sem avaliarmos as facilidades que possibilitamos para algum mal intencionado. Não estou falando que devemos rigorosamente anular as nossas diversões e as nossas preferências em seguir “tribos” que se reconhecem por gostos, atitudes e preferências.
          Se colocarmos um adesivo no nosso carro, imediatamente somos identificados por preferências grupais. Seja religioso, seja de times de futebol, de partidos políticos, profissões etc.
          Mas, deixar a mostra nossos entes queridos para seguir uma moda temporária, pois em instantes “inventam” mais alguma coisa, é sério demais. E o engraçado é que semana passada abri o msn e me deparei com uma matéria que falava justamente disso. “Bandidos usam informações expostas nos carros onde dão dicas das famílias, colocando em risco as mesmas”.
         

 A partir daí esses “inteligentes do mal” elaboram condições para lesar aquela família.
          Já fomos expostos aos “trotes” de sequestros relâmpagos com o uso indiscriminado do celular por crianças e adolescentes que ao possuírem um, dá margem para que ao se afastarem de casa o bandido use seu “pedido de socorro” para extorquir cartões telefônicos e ou até mesmo dinheiro. Como nossas crianças possuem celulares, ficamos sem saber se são elas ou não nos apavorando e aceitando a chantagem dos bandidos.
           Devemos avaliar com mais atenção as facilidades que estamos dando à bandidagem que cada vez mais está “antenada” e atualizada. E, nós somos os culpados permitindo acessos cada vez mais às nossas informações particulares e de nossa família. Aliás, acho que os uniformes escolares não deveriam expor o nome da escola, apenas cores. O mundo é uma armadilha, mas podemos ter a chave para abri-la com cuidado, vigilância, oração e bom senso. Muita paz e amor para todos. Valéria Ribeiro.

Nenhum comentário: