terça-feira, 7 de junho de 2011

Você acompanha a vida escolar de seu serhumaninho?


Bons momentos para todos!
Queridos amigos recebi em um evento que fui essa cartilha que orienta os pais sobre como acompanhar a vida escolar de seus filhos.
Achei super interessante, e embora, seja voltada para a realidade escolar pública, as orientações também são apropriadas para a vida escolar dos alunos de escola particular, pois muitas vezes pagamos uma escola e ela apresenta condições inferiores a muitas escolas públicas. Devemos de uma vez por todas aprender que, embora a escola seja nomeada pública e seja mantida pelo governo, todos nós pagamos por ela nos impostos "impostos" a nós.
Portanto, quando pagamos para nossas crianças estudarem, estamos pagando duas vezes. 
Vamos observar e cobrar eficiência, atenção e valorização das escolas. Precisamos entender que só a educação fará a diferença na vida de uma comunidade e consequentemente em toda a humanidade. Também é muito importante que seja observado, caso a criança esteja passando por algum problema na escola, pelos especialistas, seja o orientador educacional, seja o psicólogo, seja o psicopedagogo e mesmo o coordenador se existe essa troca entre escola/família, sabendo que os problemas quase nunca são resolvidos sem a colaboração da família. O trabalho educacional de resgate do educando que apresenta problemas emocionais, de comportamento ou mesmo de rendimento pode estar ligado ao abandono familiar, cujo desinteresse desperta muitas vezes sentimentos de raiva, rebeldia, tristeza e outros trazendo a baixa de rendimento e até mesmo a evasão escolar.
Postei na página DICAS PEDAGÓGICAS as orientações na íntegra. 
Vale a pena guardar alguns momentos para a sua leitura. Não devemos deixar essas orientações só no papel, devemos segui-las cobrando escolas melhores para nossos filhos.
Paz e muito amor para todos. Valéria Ribeiro.

Nenhum comentário: