sexta-feira, 1 de abril de 2011

Irmãos, quando isso é um "problema"?




Eles passam de filhos únicos para filhos mais velhos, do meio ou o caçula....




Eles passam a dividir seus espaços, seus objetos, suas atenções...



Mas... Podem amar, respeitar e unir seus gostos, desejos e preferências...


Saibam mais no Dicas para os pais..... Fiquem com Deus.
Valéria Ribeiro

quarta-feira, 30 de março de 2011

Nossos sereshumaninhos e as drogas


Bons momentos para todos!
Queridos pais, hoje trago um assunto delicado e assustador.
As DROGAS e nossos sereshumaninhos.
          Cada vez mais cedo nossos amores estão em contato com a diversidade da vida e interagindo constantemente com as informações boas e ruins. Desenhos animados, filmes, novelas, comerciais, reportagens. Não tem idade, a televisão, o computador, o play do prédio, o shopping todos são meios que possibilitam interagir e envolver.
          É um oi na ida para a escola, é um “quer uma balinha” na espera de uma fila, é um como vai quando deixamos nossos filhos irem sozinhos a algum lugar “aqueles pertinho de casa”, é uma nova babá, uma nova faxineira, um novo porteiro (e mesmo os antigos também), todas essas pessoas em contato com nossas crianças. Devemos isolá-las? Não claro que não! Devemos educa-las, instruí-las, ouvi-las, explicar a elas o que veem, como se defenderem e o que são as coisas nocivas a ela. Muitas vezes estamos passeando num parque vem um cachorro qualquer e falamos: - Filho (a) cuidado com esse cachorro, ele pode te morder, não o conhecemos. Avisamos para protegê-los. Não sabemos na verdade se aquele cachorro iria morder ou não, se era raivosos ou não, mas alertamos para o perigo. Esse é o caminho. Não é desconfiar de tudo e de todos, mas ensinar o que é proteção a eles que não têm ainda discernimento para isso.


           Pode parecer exagero, mas já nas creches a possibilidade de nossos filhos serem drogados é plenamente possível, já que muitas delas contratam profissionais sem treinamento e sem uma avaliação moral e comportamental. Aquela cuidadora do bebê pode ser uma viciada que para não ter “trabalho” droga a criança. É trágico? Mas é possível.
          Quanto aos bebês e crianças que ainda não conseguem se comunicar verbalmente, claramente é preciso observar cuidadosamente as possíveis mudanças de comportamento delas e as que já se comunicam reservar um tempinho para dialogar com elas fazendo um “questionário” de perguntas sobre a escola, com quem falou o que viu de novo, o que aprendeu etc.
         

          No caso dos adolescentes e jovens, observar os seus pedidos, os objetos da casa que somem a insistência em pedir dinheiro, coisas estranhas que trazem da rua, conversas que não “querem” que ninguém ouça agressividade, desrespeito, desobediência, preferência pela rua, insistência em dormir na casa de algum coleguinha e muitos outros sinais que eles insistem em nos apontar e que estamos “cegos, surdos e mudos” para tudo. Porque temos pressa, temos responsabilidades externas, temos dores de cabeça, não temos marido ou se temos estamos mais preocupados com eles se nos traem ou vice versa, temos contas, TPM, cansaço, desânimo, impaciência, pressão alta, estresse...
          Pedimos, quisemos, aceitamos, geramos e colocamos nossos sereshumaninhos no mundo e seja como for, nosso compromisso com eles é grande e somos sim responsáveis por eles terem tido oportunidade de entrarem no mundo das drogas, porque falhamos e permitimos que eles fossem arrematados por um aliciador que está firme e competente para preencher o vazio que nós deixamos nos atendimentos aos nossos sereshumaninhos.

           Vamos acordar e olhar a agenda sim, olhar as conversas e postagens do computador sim, olhar as mensagens do celular sim, perguntar quem é esse ou aquele que está falando com eles sim, xeretar o quarto, a mochila, os bolsos, as gavetas sim. Quem ama cuida e isso tudo não é invasão de privacidade e sim cuidado.
         Quando forem maiores e responsáveis poderão ter privacidade e independência.
ADOTE SEU SERHUMANINHO ANTES QUE UM TRAFICANTE O ADOTE. Paz e muito amor para todos.  

segunda-feira, 28 de março de 2011

Por que facilitamos para a bandidagem?



Olá pessoal!
          Estava eu um dia levando minha filha para a escola de carro e parei atrás de um carro que tinha um daqueles adesivos que mostra graciosamente o carinho que o possível motorista tem pela família. Achei até interessante e comentei com minha filha que hoje você vê muitos carros com esse adesivo, parece até febre. É um adesivo mostrando as figuras em forma de desenhos identificando e expondo aquela família. Uns com; mãe, pai um filho, cachorro, outro com pai e três filhos e um gato, outro com somente a mãe e um filho e etc.
          É interessante e sabemos que muito além de se evidenciar a valorização da família propriamente dita, a exposição é mais para estar “antenado” com a moda. Atitudes e decisões muito perigosas, pois apesar da boa intenção toda a família entra num estado de risco, porque suas vidas são totalmente expostas.
          Não fica nada difícil um marginal simplesmente seguir aquele carro e facilmente tomar uma visão geral daquela família. Principalmente das mães que se identificam satisfeitas através de uma bonequinha sozinhas com seus sereshumaninhos.
          Envolvemo-nos nesse ritual moderno de seguidores de moda inconsequentemente sem avaliarmos as facilidades que possibilitamos para algum mal intencionado. Não estou falando que devemos rigorosamente anular as nossas diversões e as nossas preferências em seguir “tribos” que se reconhecem por gostos, atitudes e preferências.
          Se colocarmos um adesivo no nosso carro, imediatamente somos identificados por preferências grupais. Seja religioso, seja de times de futebol, de partidos políticos, profissões etc.
          Mas, deixar a mostra nossos entes queridos para seguir uma moda temporária, pois em instantes “inventam” mais alguma coisa, é sério demais. E o engraçado é que semana passada abri o msn e me deparei com uma matéria que falava justamente disso. “Bandidos usam informações expostas nos carros onde dão dicas das famílias, colocando em risco as mesmas”.
         

 A partir daí esses “inteligentes do mal” elaboram condições para lesar aquela família.
          Já fomos expostos aos “trotes” de sequestros relâmpagos com o uso indiscriminado do celular por crianças e adolescentes que ao possuírem um, dá margem para que ao se afastarem de casa o bandido use seu “pedido de socorro” para extorquir cartões telefônicos e ou até mesmo dinheiro. Como nossas crianças possuem celulares, ficamos sem saber se são elas ou não nos apavorando e aceitando a chantagem dos bandidos.
           Devemos avaliar com mais atenção as facilidades que estamos dando à bandidagem que cada vez mais está “antenada” e atualizada. E, nós somos os culpados permitindo acessos cada vez mais às nossas informações particulares e de nossa família. Aliás, acho que os uniformes escolares não deveriam expor o nome da escola, apenas cores. O mundo é uma armadilha, mas podemos ter a chave para abri-la com cuidado, vigilância, oração e bom senso. Muita paz e amor para todos. Valéria Ribeiro.