quinta-feira, 12 de maio de 2011

Divulgando pérolas! Vamos salvar o nosso Planeta?



Bons momentos para todos!
Olá pessoal! Não poderia deixar vocês sem saber o que esses sereshumaninhos pensam sobre o nosso Planeta e o seu futuro. Prestando atenção no que eles concluíram, podemos pensar no que nós estamos fazendo com esse Planeta Azul maravilhoso cuja as consequencais provavelmente ELES irão padecer. Paz e fiquem com Deus.


UM PLANETA COM UM FUTURO MELHOR 

     Este ano estamos trabalhando um projeto chamado : "Construindo o saber". Esse nome nos dá a ideia de estarmos construindo o nosso conhecimento, de estarmos nos educando, mudando nossos pensamentos e com isso, nossas atitudes.
          Começamos, estudando sobre o Universo. Essa criação magnífica que é uma obra de Deus. Mergulhando no Universo, descobrimos os planetas. Resolvemos aprofundar o estudo em um desses planetas, chamado PLANETA TERRA.
          O PLANETA TERRA é a nossa morada. Refletindo sobre ele, percebemos que houve muitas mudanças desde que foi criado. Achamos que ele era ainda mais bonito, pois antigamente as pessoas sabiam respeitar o nosso Planeta.
          Estamos na época do consumismo, onde nos preocupamos muito em "ter" e nos esquecemos de "ser". Se pararmos para pensar, antigamente não precisávamos de tantas coisas que temos hoje. Será que nos dias de hoje, precisamos realmente de tudo isso?
          Como seriam os pensamentos das pessoas antigamente? Pois antes, não víamos tantos rios poluídos, tantas árvores cortadas, tanta poluição no ar e também no solo.
          Hoje tudo isso está muito claro para nós, basta observarmos com os olhos do coração.
          O lixo é um problema sério que precisa ser analisado e modificado. Estudando sobre ele, percebemos que se não tomarmos cuidado e mudarmos nossas atitudes, poderemos destruir o nosso Planeta. Ainda temos pessoas que se preocupam com isso.
          Aqui em nossa cidade, está sendo criada uma fábrica para reciclar o lixo seco, achamos que isso vai ser muito bom, pois é uma iniciativa para preservar o nosso PLANETA. 
          O lixo é fabricado por todos nós. Portanto, cabe a cada um, fazer sua parte para que ele não venha a ser um problema para o nosso PLANETA. Precisamos de um PLANETA LIMPO, PRESERVADO, COM MUITA NATUREZA, ASSIM COMO ELE FOI CRIADO.
          Ainda a tempo de salvarmos o nosso PLANETA e com isso, garantir a nossa sobrevivência. Basta entendermos que a nossa vida depende da sua preservação.


Texto dos alunos do 4º ano da Escola  Eurípedes Barsanulfo - Sacramento/MG ano 2010 - Projeto Pedagógico Construindo o Saber. Fonte: Livro Construindo o Saber - Editora Esperança e Caridade.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Vida sim, Drogas não!






Bons momentos para todos!
Queridos amigos, hoje gostaria de conversar com vocês sobre essas devastadoras drogas que são o CRACK e agora a mais nova bomba o OXI.
As drogas sempre estiveram presentes na vida dos seres humanos, desde a idade da caverna onde já se drogavam os homens com plantas desconhecidas e experimentadas dando a eles coragem e força para os enfrentamentos e intempéries como o frio, a fome, o medo, a escuridão, as dores. Da papoula ao oxi muitos caminhos foram traçados levando-as à tira colo, seja para as guerras, seja para os laboratórios em busca de curas. O homem sempre procurou fugir de si mesmo nos enfrentamentos difíceis e também em busca do poder através das experiências infames dos combates dominadores. E a busca materialista então? O que dizer dos enriquecimentos ilícitos com a explosiva dependência dos frágeis consumidores. E se começa na rodinha das amizades inadequadas, nas festinhas adolescentes de autoafirmação, nas noitadas dos jovens rebeldes e aventureiros, nas boemias dos adultos que fogem das rotinas estressantes, termina-se na sarjeta angustiante.
A droga se apossa e os aliciadores e traficantes se enchem de dinheiro e carma. E a roda continua nas tentativas de tratamentos, decadências, destruições, suicídios e mortes prematuras numa roda frenética, inconsequente e incontrolável.
Quando olho as crianças e jovens jogados nas calçadas aos montes onde os pedestres passam como se fossem invisíveis me pergunto: - Como pode tanta mobilização para copa do mundo e olimpíadas em construções monumentais e olímpicas em sua agilidade e providência com tanta miséria diante de nossos olhos?


Como distrairmos e entretermos nossas crianças se elas estão desprotegidas e largadas em escolas inadequadas particulares ou não, em companhias suspeitas onde sofrem bullings e são intimidados em suas escolhas. As drogas estão aí cada vez mais poderosas e as autoridades juntamente com a população preocupados com “competições e festividades”. Onde estão as clinicas de reabilitação?
Onde estão os órgão que se organizaram para atender os viciados sem condições? Onde estão os pais que se preocupam com o abajur da sala de estar esquecendo que a criança precisa de orientação, apoio e educação?
Onde estão os professores que não fazem projetos educativos e explicativos a respeito das drogas e suas consequências desde a educação infantil até a faculdade? Onde estão os laboratórios que despejam cada vez mais “drogas” no mercado deixando a humanidade cada vez mais dependente desses medicamentos que também são maléficos ao organismo quando usados inadequadamente, pois também são “drogas” que causam dependências?
Cadê as campanhas religiosas que ao invés de ficarem competindo entre si deveriam unir-se num trabalho antidrogas, levando a palavra do Cristo puro e amoroso? Por que não derrubam os templos e não constroem centros de apoio? Desfaçam-se das “relíquias” dogmáticas e contratem profissionais, comprem ambulâncias, formem uma corrente de amor contra esse mal que destrói nossos sereshumaninhos que serão o futuro da nossa nação, do nosso Planeta. Orientem mais as mães resgatando o amor maternal para que não priorizem a aventura em detrimento da responsabilidade com o ser que gerou e pariu.
Eduquem a população a respeito da necessidade da prevenção à maternidade precoce e os cuidados necessários a ela caso não tenha sido possível evita-la.
Vamos olhar aqueles “invisíveis” seres adormecidos nas calçadas da vida vítimas do desamor e adotados pelo terrível traficante.
Vamos acordar para nossas crianças e jovens que estão vulneráveis a decadência descontrolada das drogas.
Vamos salvá-las dando um basta nesta nefasta devastadora que nasceu, cresceu e se criou alimentada pelo nosso descaso. A DROGA.
E agora? Agora vem o rock in Rio.
Paz e muito amor para todos. Valéria Ribeiro.